data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Desde o início da pandemia, as atividades presenciais estão suspensas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E, com todos os serviços funcionando de forma on-line, o Núcleo de Apoio à Aprendizagem (Ânima) da Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed), que presta atendimentos totalmente gratuitos nas áreas de Psiquiatria e Psicologia aos estudantes da UFSM, também ampliou o atendimento virtual.
ABED abordará educação a distância em congresso internacional virtual
O serviço, que tem foco no enfrentamento das dificuldades acadêmicas, desde julho, atua por chamadas de vídeo e áudio. Para ser atendido desta forma, o acadêmico precisa solicitar acompanhamento com os psicólogos do plantão no chat da página do Núcleo de Apoio à Aprendizagem.
Após uma breve conversa, o aluno será encaminhado a preencher um pequeno formulário. A partir disso, no dia e horário agendados, receberá, por e-mail, um link para acesso ao atendimento. Cada estudante terá até quatro atendimentos por vídeo/áudio, que serão semanais, com duração aproximada de 50 minutos. Após esses encontros, ele continuará tendo acesso a apoio psicológico sempre que sentir necessidade.
Projeto da UFSM auxilia na gestão e criação de cooperativas
O atendimento psicológico é individual e conforme procura espontânea pelo aluno. A escuta é breve e focal, com vistas a esclarecimentos e orientações. O atendimento tem o objetivo de auxiliar na superação de dificuldades emocionais, evitando que uma situação adversa circunstancial se transforme em algo crônico.
Já os atendimentos de psiquiatria passaram a ser por demanda e de forma remota, por videochamadas. Alunos que estavam agendados antes da suspensão das atividades presenciais podem continuar a procurar atendimento, conforme precisarem.
EQUIPE
Atualmente, a equipe do Ânima conta com dois servidores psicólogos e cinco psicólogas pós-graduandas, que atuam através de um projeto de ensino. Colaboram, também, duas pós-graduandas com formação na área de Letras e uma servidora psicopedagoga, além de três médicos, dois servidores médicos psiquiatras e um médico residente em Psicoterapia, orientado por um dos servidores médicos.
IFFar e prefeitura renovam parceria para ações na área de educação
CONTATO
Todos os estudantes podem acessar o apoio psicológico via chat sempre que sentirem necessidade. Não é necessário agendar, apenas enviar uma mensagem privada ou, ainda, entrar em contato pelo chat da página do Núcleo de Apoio à Aprendizagem no Facebook. Também é possível entrar em contato por e-mail, através do endereço suportepsicologicocaedufsm@gmail.com.
Os psicólogos estão disponíveis de segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. A Caed também oferece palestras e rodas de conversa online, que abordam temas diversos de saúde mental e aprendizagem.
Mais informações a respeito desses atendimentos podem ser conferidas na página da Coordenadoria de Ações Educacionais, no Facebook, e no Instagram.